9º ano- Físico-Química - Ligações

Ligação covalente

1. Estabelece a correspondência correta entre as colunas I e II.




2. Completa as frases seguintes com as palavras do quadro.



(A) Uma ligação covalente é uma interação de natureza elétrica em que ocorre _____ de pares de eletrões.

(B) A aproximação entre átomos na formação de uma ligação covalente deve-se à atração entre _____ e ____ dos átomos envolvidos.

(C) A distância de equilíbrio entre átomos que se ligam através de uma ligação covalente é atingida no momento em começam a predominar as repulsões entre _____ dos átomos envolvidos.

(D) As ligações covalentes podem ser ____ , _____ ou _____.

(E) As ligações covalentes ____ são mais fortes que as ____ e estas que as ____.

(F) As ligações covalentes _____ têm maior comprimento do que as _____ e estas que as _____.



3. Lê atentamente o texto seguinte.

"O ar é uma mistura homogénea onde é possível encontrar diversas moléculas cujos átomos se ligam através de ligações covalentes. As moléculas do componente mais abundante do ar, o dinitrogénio (N2), têm dois átomos de nitrogénio ligados por uma ligação covalente. Estes encontram-se a uma distância média de 110 picómetros (1 pm = 10-12 m). O N2 é uma molécula muito estável, pois a energia necessária para separar os seus átomos é muito elevada. O segundo componente mais abundante no ar é o dioxigénio (O2). A ligação entre os seus átomos não é tão forte como entre os átomos de dinitrogénio e este facto tem duas consequências: os átomos de oxigénio, nesta molécula, encontram-se mais afastados entre si (121 pm) e, para além disso, é mais fácil separá-los para que participem em reações químicas."

3.1. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.

De acordo com o texto, o componente mais reativo do ar é o __ (1)__  porque a ligação entre os seus átomos é mais __(2)__.

(A) (1) dioxigénio; (2) forte.

(B) (1) dinitrogénio; (2) forte.

(C) (1) dioxigénio; (2) fraca.

(D) (1) dinitrogénio; (2) fraca.

3.2. O número de eletrões partilhados pelos átomos na molécula de N2 é:

(A) maior do que em O2.

(B) menor do que em O2.

(C) igual ao partilhado em O2.

(D) zero.

Seleciona a opção correta.

3.3. As ligações entre os átomos das moléculas de N2 e O2 podem ser, respetivamente:

(A) simples e dupla.

(B) dupla e tripla.

(C) simples e tripla.

(D) tripla e dupla.

Seleciona a opção correta e justifica a tua opção, indicando duas evidências do texto.



4. Na tabela seguinte apresentam-se os primeiros 10 elementos da Tabela Periódica, organizados de acordo com o seu número atómico.




4.1. Faz as distribuições eletrónicas dos átomos representados.

4.2. Representa cada um dos átomos em notação de Lewis.

4.3. Representa, em notação de Lewis, cada uma das seguintes moléculas.

4.3.1. CH4

4.3.2. NH3

4.3.3. H2O

4.3.4. HF.





5. A maior porte dos substâncias que são gases à temperatura ambiente são constituídos por átomos de não metais. Como exemplos podem dor-se o monóxido de carbono e o dióxido de carbono, originados em grande porte das combustões. Já o diflúor é pouco comum porque é um gás pouco estável, com tendência a reagir com quase todas as substâncias que existem.


Na tabela seguinte apresentam-se algumas características destas moléculas.


5.1. Indica, para cada molécula:

5.1.1. o número de eletrões de valência;

5.1.2. o número de eletrões de valência partilhados;

5.1.3. o número de eletrões de valência não partilhados.

5.2. Escreve as moléculas por ordem crescente da distância entre os átomos que se ligam. Justifica a tua resposta.

5.3. Indica a molécula que tem de receber mais energia para quebrar uma ligação entre os seus átomos. Justifica a tua opção.

5.4. O flúor e o oxigénio podem combinar-se para formar um composto extremamente perigoso designado por fluoreto de oxigénio, OF2. Escreve a sua estrutura de Lewis. Dados: 8O; 9F




Redes covalentes, iónicas e metálicas



1. Completa as frases utilizando as palavras do quadro seguinte.


(A) O diamante ou a grafite são sólidos ____ porque os átomos de carbono que os constituem ligam-se entre si, precisamente, através de ligações ____.

(B) As substâncias ____ são constituídas por unidades estruturais com diferentes cargas, os ____ e os ____ . Estas unidades ligam-se por atração _____, originando sólidos sem carga elétrica, na globalidade.

(C) Os átomos dos ____ encontram-se em posições pouco rígidas. Para além disso, os seus eletrões de valência encontram-se livres para se deslocar, sendo esta a razão pela qual os _____ conduzem a corrente ____.

2. Grafite e sal de cozinha são nomes comuns para materiais com propriedades e características diferentes que usamos habitualmente no dia a dia.


Seleciona a opção que completa corretamente as frases seguintes.

2.1. Quimicamente, a grafite e o sal de cozinha são, respetivamente ...

(A) ... carbono e cloreto de sódio.

(B) . . . ferro e carbono.

(C) ... cloreto de sódio e carbono.

(D) ... ferro e cloreto de sódio.

2.2. Os corpúsculos constituintes da grafite e do sal de cozinha são, respetivamente, ...

(A) ... moléculas e iões.

(B) .. . moléculas e átomos.

(C) ... iões e átomos.

(D) ... átomos e iões.

2.3. A grafite do lápis é um material macio, que permite a escrita, porque ...

(A) ... os seus átomos se dispõem em camadas ramificadas.

(B) ... os seus átomos se dispõem em camadas paralelas entre si.

(C) ... é constituído por iões.

(D) .. . é um metal.

2.4. O sal de cozinha conduz a corrente elétrica em solução aquosa porque ...

(A) ... os seus iões estão estáticos.

(B) ... os seus iões ganham mobilidade em solução aquosa.

(C) ... os seus átomos não têm carga elétrica.

(D) ... reage quimicamente com a água, cedendo eletrões.

2.5. Indica o tipo de ligação que se estabelece entre as unidades estruturais de:

2.5.1. grafite;

2.5.2. sal de cozinha.



3. Considera as figuras seguintes onde se representa a disposição dos corpúsculos em materiais com características diferentes.

3.1. Indica a letra correspondente a uma substância:

3.1.1. iónica;

3.1.2. covalente;

3.1.3. metálica.

3.2. Estabelece a associação entre as letras A, B e C e as substâncias que poderão possivelmente representar.

4. O diamante e a grafite são duas formas diferentes de um mesmo elemento se apresentar naturalmente. Explica duas diferenças entre as propriedades destes dois materiais e justifica-as tendo em conta a diferença na disposição dos seus corpúsculos.


Hidrocarbonetos e a química da vida



1. Considera as palavras do quadro seguinte.



Completa com as mesmas cada uma das seguintes frases.

(A) Os _____ são compostos que no planeta Terra se encontram geralmente em reservas no subsolo.

(B) Os compostos designados por hidrocarbonetos são constituídos apenas pelos elementos ____ e ____.

(C) Os ____ e os _____ são exemplos de materiais que são geralmente produzidos a partir de hidrocarbonetos.

(D) Materiais como nylon, polietileno, gasolina ou querosene são obtidos a partir dos _____ que se extraem do ____.



2. Estabelece a associação da coluna I, referente a recursos fósseis, com a coluna II, onde se encontra a sua descrição e algumas das suas propriedades e aplicações.



3. À temperatura ambiente, os hidrocarbonetos metano, etano, propano e butano são gases combustíveis, muito utilizados em restaurantes, aquecimento ou até em aplicações industriais.

As suas fórmulas químicas são, respetivamente, CH4, C2H6, C3H8 e C4H10.

3.1. A fórmula geral destes compostos é ...

(A) ... CnH2n

(B) ... CnH2n+2

(C) ... CnH2n-2

(D) ... CnH3n

3.2. Entre os átomos destes compostos estabelecem-se ligações .. .

(A) ... iónicas.

(B) ... muito fracas.

(C) . . . covalentes.

(D) ... metálicas.

3.3. Explica a razão pela qual estes compostos se designam genericamente por hidrocarbonetos.

3.4. Indica se os compostos referidos são saturados ou insaturados. Justifica a tua resposta.

3.5. Esquematiza a estrutura de Lewis para cada um dos compostos referidos.


4. Na tabela seguinte apresenta-se uma comparação, para o ser humano, das quantidades relativas de oxigénio e hidrogénio, em termos de massa e de número de átomos.

Como explicas que o oxigénio, tendo menor número de átomos no ser humano, tenha maior massa que o hidrogénio? Dados: Ar (O)= 16,0;Ar (H) = 1,0


5. Um estudo publicado na Science por um investigador português a trabalhar no Departamento de Bioquímica da Universidade de Washington e no Instituto Gulbenkian de Ciência descreve não só um novo método, mas também uma nova proteína especificamente desenhada para ajudar a desenvolver uma vacina mais eficaz contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH).

A notícia mostra que o protocolo pode agora ser usado na produção de qualquer proteína, incluindo medicamentos, novos biocombustíveis e até proteínas com funções nunca antes observadas na Natureza, segundo assumiu o cientista luso.

5.1. Indica a denominação das unidades estruturais que formam as proteínas.

5.2. Indica a principal função das proteínas no organismo humano.

5.3. Indica os nomes de outros dois tipos de biomoléculas.

5.4. Indica o nome do elemento fundamental para a estrutura das biomoléculas.



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